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Pré-Diabetes

Pré-Diabetes

O que é isso?

Na pré-diabetes, os níveis de açúcar no sangue são ligeiramente superiores ao normal, mas ainda não são tão altos quanto no diabetes. Se o diabetes é “açúcar no sangue desenfreado”, pense em pre-diabetes como açúcar no sangue que está “a meio caminho da porta”.

As pessoas quase sempre desenvolvem pré-diabetes antes de receber diabetes tipo 2. O aumento dos níveis de açúcar no sangue que é observado na pré-diabetes começa quando o corpo começa a desenvolver um problema chamado “resistência à insulina”. A insulina é um hormônio importante que ajuda você a processar glicose (açúcar no sangue). Se as quantidades usuais de insulina não podem desencadear o corpo para mover a glicose para fora da corrente sanguínea e para dentro das células, então você tem resistência à insulina.

Uma vez que a resistência à insulina começa, pode piorar ao longo do tempo. Quando você tem pré-diabetes, você faz insulina extra para manter seus níveis de açúcar próximos ao normal. A resistência à insulina pode piorar à medida que envelhece e piora com o aumento de peso. Se a sua resistência à insulina progredir, eventualmente você não pode compensar o suficiente, fazendo insulina extra. Quando isso ocorrer, seus níveis de açúcar aumentarão e você terá diabetes.

Dependendo do que seja encontrado um teste de açúcar no sangue, o pré-diabetes pode ser mais especificamente chamado de “tolerância a glicose (açúcar)” ou “glicemia de jejum prejudicada”. A glicemia de jejum prejudicada significa que o açúcar no sangue aumenta depois que você não comeu por um tempo – por exemplo, de manhã, antes do café da manhã.

A tolerância à glicose prejudicada significa que os níveis de açúcar no sangue atingem um nível surpreendentemente alto depois de comer açúcar. Para diagnosticar a tolerância à glicose prejudicada, os médicos costumam usar o que é chamado de “teste de tolerância à glicose”. Para este teste, você bebe uma solução açucarada, e então você tirou sangue após um curto período de tempo.

Ter pré-diabetes não significa automaticamente que você terá diabetes, mas o coloca em risco aumentado. A pré-diabetes também é um fator de risco para doença cardíaca. Como pessoas com diabetes tipo 2, aqueles com pré-diabetes tendem a ter excesso de peso, têm pressão arterial elevada e têm níveis de colesterol não saudáveis.

Sintomas

O pré-diabetes geralmente é chamado de condição “silenciosa” porque geralmente não apresenta sintomas. Você pode ter pré-diabetes por vários anos sem saber disso. Certos fatores de risco aumentam a chance de ter pré-diabetes. Esses fatores de risco incluem:

  • Estar acima do peso

  • Sendo 45 anos ou mais

  • Uma história familiar de diabetes

  • Baixos níveis de colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL) (o “bom” colesterol)

  • Triglicerídeos elevados

  • Pressão alta

  • Uma história de diabetes gestacional

  • Sendo afro-americano, indiano americano, asiático-americano, ilhas do Pacífico ou hispânico americano / latino

Se você tiver um ou mais desses fatores de risco, seu médico pode recomendar um teste de açúcar no sangue. Um resultado anormal provavelmente será o primeiro sinal de que você tenha pré-diabetes.

Diagnóstico

Os mesmos testes de açúcar no sangue que são utilizados para diabetes são usados ​​para diagnosticar pré-diabetes. Para diagnosticar a pré-diabetes, seu médico pode solicitar um dos seguintes:

  • Um teste de glicemia no jejum

  • Um teste oral de tolerância à glicose

  • Um exame de sangue de hemoglobina A1C (HbA1C)

Em um teste de glicemia de jejum, os níveis de açúcar no sangue são medidos após pelo menos oito horas de não comer. A maioria das pessoas prefere fazer o teste na manhã seguinte ao jejum durante a noite.

No teste oral de tolerância à glicose, os níveis de açúcar no sangue são medidos pela primeira vez após um jejum nocturno. Você então bebe uma solução açucarada, e duas horas depois outra amostra de sangue é desenhada. Este segundo teste é conhecido como um “desafio de glicose”. Em pessoas saudáveis, o desafio da glicemia levará os níveis de açúcar no sangue a subir ligeiramente e cair rapidamente. Em alguém com pré-diabetes ou diabetes, estes níveis aumentam muito alto ou caem devagar, então eles serão anormalmente altos durante o exame de sangue de duas horas.

Um teste de sangue de hemoglobina A1C pode ser feito a qualquer momento durante o dia. Não requer jejum. O resultado reflete uma média de seu açúcar no sangue nos últimos 3 meses.

Veja como interpretar os resultados desses testes (mg / dL = miligramas por decilitro):

Teste de glicose no jejum

  • Normal – Abaixo de 100 mg / dL

  • Pré-diabetes – Entre 100 e 125 mg / dL

  • Diabetes – 126 mg / dL ou superior

Teste oral de tolerância à glicose

  • Normal – Abaixo de 140 mg / dL

  • Pré-diabetes – Entre 140 mg / dL e 199 mg / dL

  • Diabetes – 200 mg / dL ou superior

Teste de hemoglobina A1C

  • Normal – 5,6% ou abaixo

  • Pré-diabetes – Entre 5,7% e 6,4%

  • Diabetes – 6,5% ou superior

Duração esperada

Os níveis de açúcar pré-diabetes podem permanecer um pouco acima do normal, podem voltar ao normal ou podem aumentar para um intervalo que leva ao diagnóstico de diabetes. Cerca de 1 em cada 10 pessoas com tolerância à glicose alterada desenvolverão diabetes dentro de um ano. O que acontece com a sua pré-diabetes depende se você é capaz de evitar a resistência à insulina de progredir. Se a resistência à insulina for mantida sob controle, a pré-diabetes pode nunca se tornar diabetes. Se você não ajustar seu estilo de vida para aumentar o exercício e melhorar a dieta, os níveis de açúcar no sangue provavelmente subirão eventualmente para níveis diabéticos. Uma vez que isso acontece, a medicação é geralmente necessária para que o seu nível de açúcar no sangue volte para níveis quase normais.

Prevenção

Surpreende muitas pessoas para aprender que podem prevenir a pré-diabetes e diabetes. Para reduzir o risco tanto de pré-diabetes como de diabetes:

  • Mantenha um peso corporal ideal. Objetivo para um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25.

  • Exercite-se regularmente. Ambos exercícios aeróbicos e de fortalecimento podem reduzir o açúcar no sangue. Você deve exercitar-se por um mínimo de 30 minutos por dia.

  • Coma uma dieta equilibrada com calorias suficientes para manter um peso saudável.

Se você está acima do peso, apontar para perder peso. Mesmo perda de peso modesta de 10 ou 15 libras em uma pessoa que é 200 libras pode reduzir drasticamente o risco de diabetes.

Tratamento

O objetivo do tratamento da pré-diabetes é evitar que a diabetes se ajuste. As mesmas medidas recomendadas para prevenir a pré-diabetes (ver acima) funcionam para tratá-la também.

O tratamento mais efetivo para a pré-diabetes é perder peso e exercitar pelo menos 30 minutos por dia. A perda de peso e o exercício podem melhorar a resistência à insulina e podem baixar os níveis elevados de açúcar no sangue para que você não progride para desenvolver diabetes.

Além disso, a droga metformina (Glucophage) pode reduzir o risco de diabetes e pode aumentar os benefícios da perda de peso e do exercício. Verifique com seu médico se a toma de metformina para prevenir diabetes é uma boa idéia para você. Se o seu médico sentir que tem um risco especialmente elevado de progredir para diabetes, você pode considerar o tratamento preventivo com este medicamento.

Quando chamar um profissional

É melhor ter testes anuais de glicose para monitorar a pré-diabetes. Além disso, procure sintomas que possam sugerir o desenvolvimento de novos diabetes, tais como:

  • Micção excessiva, sede e fome

  • Perda de peso inexplicada

  • Aumento da susceptibilidade a infecções, especialmente leveduras ou infecções fúngicas da pele e vagina

  • Pensamento confuso, fraqueza ou náusea

Prognóstico

Se você tem pré-diabetes, você tem cerca de 10% de chance de desenvolver diabetes tipo 2 dentro de um ano. Sua chance de desenvolver diabetes tipo 2 durante sua vida é de aproximadamente 70%.

Felizmente, as melhorias na dieta e nos hábitos de exercício podem ajudar a atrasar ou prevenir a diabetes tipo 2. A pesquisa mostrou que as pessoas com pré-diabetes que perdem 5% a 7% do peso corporal e exercício cerca de 30 minutos por dia podem reduzir seu risco de diabetes nos próximos 3 anos em quase 60%.

As pessoas com pré-diabetes têm um maior risco de doença cardíaca do que a média, mesmo antes do desenvolvimento de diabetes. Com o início da diabetes, seus riscos para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais aumentam acentuadamente. Diabetes também leva a complicações como cegueira, insuficiência renal, úlceras nos pés, dor com caminhada devido à má circulação e danos nos nervos. É por isso que é importante agir para melhorar sua saúde quando você é diagnosticado com pré-diabetes.